A actividade principal da Geoáguas é a execução de furos, de diversas dimensões e diâmetros, para captação de água em todos os tipos de terreno. Os métodos de perfuração utilizados são Rotary Circulação Directa, Circulação Inversa e Martelo de Fundo de Furo (Downhole -DHD). A empresa dispõe de tecnologia e mão-de-obra qualificada para a execução de todas as tarefas, para a execução de furos para abastecimento de água em residências, estruturas industriais, agro-pecuárias, para consumo público, entre outros.
A Geoáguas dispõe das soluções mais adequadas que permitem o rebaixamento freático em qualquer tipo de solo. Os nossos equipamentos permitem perfurações a grandes profundidades e com diâmetros diversificados. Após a perfuração, o rebaixamento freático é feito com recurso a e instalação de bombas submersíveis para grandes caudais e águas com sólidos.
A empresa dispõe de tecnologia versátil e altamente eficaz para proceder à execução destes furos, normalmente de pequeno diâmetro, que penetram num aquífero, permitindo avaliar a sua pressão hidrostática e níveis de contaminação, medindo a altura atingida pela água no interior do furo, bem como a respectiva colheita da água para posterior análise.
O sucesso de um furo, de captação de água mineral é atingido quando o caudal necessário pode ser extraído, de forma contínua, a baixo custo, salvaguardado o seu aspecto qualitativo. Para tal, é necessário conhecer as características hidráulicas do aquífero da captação e para isso é indispensável realizar um ensaio de caudal. São inúmeras as razões para realizar-se um ensaio, das quais destacamos: verificar a eficiência da captação, se ela está ou não bem desenvolvida, calcular o caudal de extracção óptimo da captação e optimizar a extracção do aquífero.
O método utilizado para a limpeza e desenvolvimento é efectuado com ar comprimido baseado no sistema "Air Lift", isto é, elevação da água da captação com injecção de ar comprimido insuflado a partir de um compressor.
A Geoáguas executa técnicas especiais de limpeza e desenvolvimento, tal como a pistonagem com produtos químicos. Estas operações tem o objectivo de:
› Devolução das características hidráulicas às formações, desobstrução dos tubos drenos (ralos)
› Remoção de incrustações, remoção de bactérias que se acumulam nas paredes do tubo de revestimento e ralo do furo
› Remoção das partículas finas do aquífero (areais, argilas) de modo a obter água em condições de ser captada pelo equipamento de bombagem.
Qualquer furo de água subterrânea necessita de uma bomba submersível que traga água até à superfície. Com base nos elementos obtidos no ensaio de caudal, podemos melhor definir as características essenciais do equipamento de extracção. A selecção do equipamento de extracção exige especial atenção, porque existe no mercado uma grande diversidade de bombas de acordo com as profundidades e os fins a que se destinam.
O furo e o respectivo equipamento deverão ser alvo de uma manutenção periódica e controle sistemático. A captação deverá ser protegida, nomeadamente através do seu isolamento estanque mas com sistema de arejamento que não permita a entrada de pequenos objectos e animais. Os órgãos de comando e de controlo da bombagem devem ser inspeccionados pelo menos duas vezes por ano e sempre que as condições de humidade na caseta de protecção o justifiquem. Deve proceder-se a análises físico-químicas e bacteriológicas periódicas da água extraída, reguladas de acordo com os fins da sua utilização.
A Geoáguas fornece e instala bombas solares e todo o sistema e acessórios necessários para o seu eficaz funcionamento. Estes sistemas são uma solução mais ecológica e mais económica a médio prazo, cada vez mais em voga. São disso exemplo os que instalámos no campo de refugiados do Lóvua, para a UNHCR e UNICEF.
A Geoáguas verifica a potabilidade da água, o que implica analisá-la para saber se o consumo é seguro, ou seja, se a ingestão da água pode ou não trazer riscos à saúde do consumidor. Para isso faz recurso a análises físico-químicas e bacteriológicas.
Fazemos instalações de desmineralização e de dessalinização por osmose inversa e instalações standard para tratamento físico-quimico, extracção de óleos, filtração através de areia e carvão vegetal, químicos para tratamento de águas industriais e da rede pública, presta serviços globais em Instalações de tratamento de águas industriais e projecta, constrói e mantém instalações de água potável e purificação civil.
A Geoáguas fornece e instala sistemas de distribuição, como o conjunto formado pelos reservatórios, sistema de tratamento e rede de distribuição, por forma a colocar a água a ser distribuída aos consumidores, actuando de forma contínua e em pontos tão próximos quanto possível das suas necessidades.
A Geoáguas concebe sistemas de abastecimento de água para atender a pequenos povoados ou a grandes cidades, variando nas características e no porte das suas instalações.
A GEOAGUAS oferece soluções para o armazenamento de água, com reservatórios aéreos metálicos customizáveis e adaptáveis à capacidade do cliente.